Falsa sensação

Foto by Pinterest

As coisas nem sempre acontecem como gostaríamos, mas Deus sempre sabe o que tem para nós no final de cada caminho, assim com o coração leve, confiamos que Ele nos guia por todos os caminhos, nos presenteando com clareza e estratégias necessárias para cada temporada de nossas vidas.

Na construção do nosso amanhã, Deus tem feito planos incríveis para nós e em cada um deles desenhou com muito amor algo misterioso com traços de acordo com a sua perfeita vontade, aquilo que precisamos. Chegar ao destino é preciso muita preparação, mas principalmente sensibilidade para apreciar a jornada e aceitar o tempo de processo. O que é sempre bem confuso e angustiante. O tempo de processo é dolorido e extremamente desafiador.

Aqueles que vivenciam suas dores com respeito, aprenderam a compreender o valor de suas experiências e a se contentar com alegrias verdadeiras. Entendendo como resposta para si mesmo que a verdade dura é muito mais honrada do que a mentira enfeitada de boniteza. Talvez, você se pegue pensando com uma pontada de tristeza no quanto efêmera é a vida, no quanto se sente inseguro e vulnerável diante da sua falta de controle. Ah, isso também acontece comigo, mas está tudo bem agora.

Ao longo da minha jornada ocorreram muitas mudanças, fatos e circunstâncias que me moveram, mas que também me paralisaram em muitos momentos. Reconheço que fui forte muitas vezes, mas também fui fraca e vulnerável em tantas outras. Está tudo bem (também). Imaginava inocentemente que se tivesse todo conhecimento necessário, nunca erraria. Quanta ingenuidade!! Qual sentido teria a nossa vida, se houvesse somente acertos? Será que o erro é realmente o maior vilão de nossa história?

Faça uma somatória de tudo e verá que não está em débito com Deus, nem com a Vida, nem com você e nem com ninguém. Somos o que somos, compostos de erros e acertos. Diga-me se dá para prever o próximo passo com exatidão? Gastamos energias desnecessárias, criando fórmulas e planos “brilhantes”, para fazer “nossa vida dar certo”. O que é fazer a vida dar certo? O que é dar certo para você? Onde fica o essencial?

Nossa inquietação sempre surge, antes de alguma transformação – logo, algo começa a entrar em estado de ebulição. Por que temos tanto medo do desconhecido? Por que nos conformamos com aquilo que não combina com a gente, ou com aquilo que deixou de combinar faz muito tempo? Por que temos a falsa ilusão de termos o controle da vida e dos acontecimentos em nossas mãos?

É um peso manter de forma violenta e inflexível, a falsa sensação de achar que controlo a minha vida. É um peso insuportável. Não estou liberta por completa, infelizmente ainda caio nessa armadilha, é como segurar (bem forte) o vento com as duas mãos. Inútil.

Deus! Onde Ele se encaixa nisso tudo? Por que devo confiar em Deus? Como confio em alguém sem ver? São tantas lacunas! Nossa mente tem tantas camadas. Tantas dúvidas. Eu confio em Deus! Não existem respostas prontas. Sigo os dias sentindo-me em paz e a vontade em crer que existe um Deus que é maior que os meus medos e inseguranças em relação ao hoje e ao amanhã. Me sinto segura nEle! Que ao olhar para o futuro (ainda distante), acredito que Deus nos fará resilientes para superar e aprender, seja o que vier.

Diante de toda a escuridão do caminho e de seus obstáculos, reconheço minha insignificância e finitude. Logo aquilo que vejo acabará, pois nada é imutável e estático! A vida está em movimento e não podemos controlar absolutamente nada. Aceite a roda que gira para o nascimento ou para o fim. Não importa a sensação da ilusão. Aceite o movimento. Aceite.

Autora: Paula Gouveia


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s