Desapego

Another world by Paul Milner

Aprenda a desistir de tudo aquilo que você achava que era bom para o seu coração e para sua vida. Aprenda a desistir das suas escolhas que se frustraram e provaram ser um grande equívoco. Aprenda a abrir mão de tudo aquilo que Deus deixou claro e evidente que não é o melhor dEle para ti. Não é fraqueza, é sinal de inteligência!
Não se sinta fracassada por ter que abrir mão de sonhos, pessoas, amor antigo, amizades e projetos que Deus não planejou para você. Talvez foi você que teimou em levar adiante e acabou colhendo dor, sofrimento e canseira. As Bênçãos de Deus, traz paz ao coração. Solte, suas mãos estão feridas por causa do apego a ideia de algo raso, superficial e sem raiz. Somos erros e acertos, mas isso não significa que você deva se sentir condenada, uma pessoa errada ou sem valor. Significa que viveu, que tentou, que teve coragem para se comprometer com aquilo que achou que daria certo para você e para os envolvidos naquele momento, mas que agora não faz mais sentido algum alimentar sentimentos que já morreram faz muito tempo.
Ah, a vida é tão curta!! Quem tem a garantia de ter tempo para um amor mesquinho e orgulhoso? Quem tem tempo para um amor morno e de qualquer jeito? Quem tem tempo para quem não quer construir nada? Quem tem tempo para quem não valoriza a parceria e nem sabe o que quer da vida? Quem tem tempo para empurrar a vida com a barriga e viver a banho-maria?
A Vida não pára para que a gente conserte as nossas coisas quebradas e nem espera que tudo esteja perfeito para então, vivermos..
Vejo pessoas sofrendo por causa do que os outros pensam delas. Vejo gente condenando elas por coisas que deram errado, por suas escolhas imaturas ou infelizes, escolhas humanas. Quem nasceu com manual de instruções da Vida? Quem nunca errou ou fez escolhas que não saíram do jeito que esperava?… Que atire a primeira pedra!!
Não perca seu tempo fazendo coisas que não gosta, só para provar que está bem. Se está mal, tudo bem. O tempo é sempre o melhor remédio. Nem perca seu tempo dando explicações de suas decisões para quem não tem intenção alguma de compreender o seu caminho e nem sabe o que é calçar seus sapatos. Seja você, sem nada a esconder, livre e tranquila em toda a sua feminilidade, seja em delicadeza e em fragilidades.
Ah, a paixão de viver!! Vejo pessoas perdendo a paixão de viver e a esperança no futuro, porque enfrentaram ou estão enfrentando perdas: um divórcio, um amor que se foi, uma amizade que acabou, a juventude que está indo…
Sei que não é fácil enfrentar e vivenciar o luto de qualquer uma de dessas situações e de outras tantas situações que sabemos que ninguém está imune. Bem vinda à Vida!
Meu coração pulsa, gritando alto para mim que não devemos perder a esperança, a fé e amor. Ele grita com alegria para continuarmos crendo que podemos recomeçar, vivendo o agora, o hoje, seja ele agradável ou ruim. Tudo passa, se não foi Benção, foi lição e a gente não perdeu nadinha se foi aprendizado!
Deus nunca nos deixa sozinhos, nem mesmo naquelas noites terríveis de total desespero que você muitas vezes pensa, “acho que é o meu fim” e chega até fica sem ar, de tanta angústia que sente na alma, ao atravessar esses vales escuros e desconhecidos. Ainda sim, Deus está lá com você. Eu tive muitos desses momentos, e às vezes ainda acontece, quando não consigo enxergar o meu futuro. Somos humanos! Mas depois de chorar um pouco e orar pedindo Graça, vejo Deus me abraçando e sussurrando em meu ouvido, “filha amada, respire fundo e confie em Mim”. Então, me acalmo e durmo em paz, porque sei que Ele nunca falhou comigo.
Precisamos aprender a confiar em Deus e desistir de tentar entender tudo que aconteceu e acontece em nossas vidas, obcecados em compreender todos os pontos e trincos, raciocinando coisas e situações irreais, alimentando monstros e mentiras em nossos pensamentos e corações. Repassando tudinho em uma lente de aumento, para descobrir as falhas que foram evidenciadas com sinais que você não viu ou não quis ver, quando tudo indicava que não daria certo tal escolha, criando vários “se” em sua cabeça maluca, projetando um futuro fantasioso e falso. Quem consegue prever o futuro? Quem consegue se proteger e assegurar o seu caminho por toda a sua jornada?
Não importa como fazemos ou deixamos de fazer as coisas, a Vida está em constante movimento. A Vida está acontecendo! Jogue fora tudo aquilo que te prende ao passado, ao seu mundinho de coisas tristes e dolorosas. Aceite os novos presentes que virão para você! Aceite o futuro que Deus tem para você! Aceite recomeçar quantas vezes forem necessárias! Erga a cabeça e olhe para frente!
Não se envergonhe de estar no lugar em que está, nesse exato momento da sua vida, seja solteira, divorciada, abandonada pelo marido, sozinha e com filhos para criar, doente, aflita, esgotada, desempregada, depressiva, de luto… Seja qual for o seu momento, aceite-o em paz, na certeza de que está fazendo o seu melhor ou que já fez o seu melhor e agora depende de Deus… Desapegue do passado e de todo o resto que minguou!
Não faça escolhas equivocadas, só porque a sociedade ou até a própria família te cobra ou faz aquela pressão injusta, dramática com as piadinhas de mau gosto. Não busque aprovação e sinta orgulho de você! Só você sabe as dores que passou, as noites mal dormidas, os desesperos e aqueles momentos que foi só você e Deus. Eles não estavam lá, cada um é responsável por sua própria vida e ninguém tem o direito de te julgar. Seja gentil com você! Não se vingue do outro, perdoe, deixe-o que siga seu caminho e faças suas próprias escolhas! Olhe para você, mas se olhe com carinho e plante boas sementes para seu futuro, o sol sempre vai brilhar para aqueles com um coração grato e bom.
Aprenda coisas novas, dance, desenhe, pinte, cante suas músicas preferidas, faça refeições que você gosta, se agrade, vista-se e se perfume para você, se arrume, se cuide, sorria, inspire, compre flores para você, cuide de suas plantinhas e converse com elas, faça um café delicioso para você, assista sua série ou filmes favoritos, corte ou pinte o cabelo, experimente novos looks, passe aquele batom vermelho e coloque aquele vestido bonito, aprenda algo novo, leia bons livros, ouça boas palestras, respire, faça alongamentos, cuide da sua casa, aproveite a sua companhia e a de pessoas que se importam com você e te inspiram a ser melhor. Viva a Vida que tem (agora)… enquanto caminha para Vida que quer amanhã. Seja simples e leve, não se torne amargurada pela intempéries da Vida, grave em seu coração o provérbio que diz, “o coração alegre, deixa o semblante bonito”. Há muita beleza no mundo e dentro de você para se descobrir! Há muitas coisas para fazer na sua própria companhia ou com aqueles que talvez você divide a vida. Não dê desculpinhas!!
Tenha coragem de esperar tudo aquilo que Deus prometeu a você, mas que talvez você ainda não está preparada para receber. Não importa quanto tempo isso leve e talvez você tenha que esperar mais do que gostaria. Eu prefiro, mesmo que seja no final da minha vida, viver algo significativo e verdadeiro, do que viver a vida inteira uma mentira deslavada e rasa. Lembre-se, só vive o Propósito quem foi corajoso o suficiente para suportar o processo.
A felicidade não está no outro, mas em você. Ninguém pode te fazer feliz e nem você pode fazer o outro feliz. Ambos têm que buscar seu próprio preenchimento para que quando se encontrarem e partilharem suas vidas… juntos, transbordem…
Eu sinto que têm coisas boas de Deus vindo ao meu encontro todos os dias, já recebi algumas delas e espero com entusiasmo aquelas que só eu e Ele sabemos! Acredite, com você acontece o mesmo, se alinhe a essa expectativa! Preste atenção na voz suave de Deus falando ao seu coração.
Maria Quintana tinha razão quando disse, um dia “você aprende a gostar de você, a cuidar de você, e principalmente a gostar de quem gosta de você. O segredo é não cuidar das borboletas e sim cuidar do jardim para que elas venham até você!” O Amor é simples, não é complicado. Ele é natural, pode ser que às vezes ele nasça por meio de uma amizade ou simplesmente aconteça, sem guerras, mas em paz com suavidade e gestos nobres.
Aprenda a ser paciente com o tempo das esperas, não devemos desperdiçar nossas escolhas com situações ou pessoas que não fazem mais sentindo para nós, que não cabem em nossa vida. Se respeite! Se ame! Siga o conselho de Chico Buarque, “Não se afobe, não/Que nada é pra já/O amor não tem pressa”.
E talvez, assim como Ita Portugal, você chegue a uma pequena conclusão…
“no atual momento, eu posso dançar em público, mesmo tendo feito feio na última aula de dança e por mil vezes seguidas, sou capaz de avaliar entre o passo e compasso que combina com os rodopios no salão ou na sacadinha do apê (…) Por livre, espontânea, decidida e libertadora vontade, eu sei que sai do enredo desse filme mexicano, levando toda minha bagagem (…) para flertar escancaradamente comigo mesma. Se tenho medo? Não temo meu estado civil. Meu temor é estar acompanhada e sozinha”.
Feche seus olhos e visualize o seu jardim… lindo e colorido…
Cuide com todo amor desse seu pequeno jardim e espere… floresça de dentro para fora… Deus através do Universo, está soprando… as borboletas estão a caminho… espere… não se afobe, não… que nada é pra já…

Autora: Paula Gouveia


4 comentários sobre “Desapego

  1. O TEXTO MARAVILHOSO!!!PERFEITO PARA O UNIVERSO FEMININO!!! VOCÊ FEZ QUESTIONAMENTOS IMPORTANTES,FEZ PENSAR, ELEGENDO PONTOS POSITIVOS.CADA PALAVRA TEM MUITA VERACIDADE,COM FORÇA MAS,SEM PRESSA…COM CONVICÇÃO!!!PARABÉNS FILHA AMADA 😍 Enviado do Yahoo Mail no Android

    Curtido por 1 pessoa

    1. A mulher tem que compreender seu valor com base nos princípios e valores bíblicos!! O mundo é masculino, mas não devemos esquecer da nossa força, mascarada com graciosidade e sabedoria para transformá-lo como mulheres. O homem tem o seu papel no mundo e a mulher tem o seu papel no mundo em aspectos diferentes, mas para o mesmo objetivo. A mulher tem que acreditar que Deus deu sim poder a ela e que o esse poder está em ser ela mesma: Mulher em sua sensibilidade, fragilidade, amorosidade e força!!

      Curtir

  2. Olá! Paulinha. Que ótimo saber que você tem um blog.
    O texto é maravilhoso. Eu poderia fazer um comentário a cada trecho dele.
    Mas resumindo-o em uma palavra, “espetacular”.

    Você se refere ao leitor como uma mulher, mas acho que ele pode ser direcionado a todo ser humano que precise entender a importância do amor próprio. Muitos estão presos a medos de qualquer natureza e suas palavras são libertadoras.

    Parabéns pelo talento!

    Saudades.
    Um forte abraço.
    Marcos Estevan (Marcão)

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s