Responsabilidades

Foto by Succulentsandshunsine

As pessoas, ambientes e circunstâncias têm influências sobre você, mas a responsabilidade sobre a sua Vida é somente sua. Independente das pessoas, ambientes e circunstâncias você é sua maior responsabilidade. É claro que ter ao nosso lado pessoas que nos inspiram a sermos melhores, estar em ambientes acolhedores que nos motivam, as circunstâncias dos bons ventos ao nosso redor e encontro, é como um bálsamo, nos cura, nos anima e leva para frente.
No entanto, você ainda é responsável por sua vida bela ou medíocre. Você é responsável pelas tomadas de decisões, por grande parte das pessoas que escolhe caminhar, pelos ambientes que frequenta e pelas circunstâncias que se envolvem. O resto que acaba chegando e respingando em você, infelizmente não tem como evitar, mas você (ainda) é responsável pela forma como encara, reage, transformando a tudo isso em lições, aprendizagens e treinamentos para subir a níveis mais altos.
Se seus olhos forem bons, todo o seu corpo será luz. Você vê, pensa, isso desce para o seu coração que é a fonte da vida e depois… você age sob influência do que enxergou. É uma série de consequências que vem daquilo que você vê, olha… da forma como enxerga.
Não posso evitar muitas coisas desagradáveis que chegam ou respingam em mim, tenho o direito de ficar brava, me irar, me entristecer, mas é minha responsabilidade ser resiliente o mais rápido possível.
Victor Hugo disse, “Se ficar triste que seja por um dia e não o ano inteiro”. Então vem, segure a minha mão… ouça… Se seus olhos forem bons… haja Luz… haja clareza… Quando a Luz se acende, ela impera sobre as trevas!!
Não me privo, nem nego de sentir a dor, a raiva, a revolta, a tristeza, a decepção… Sinto, choro, fico indignada, lamento, logo me questiono de onde vem esse sentimento, se é de fato importante para mim e se vai fazer alguma diferença relevante aquilo ou aquela pessoa que me causou a dor e o aborrecimento. Se não for um sim óbvio, com certeza é uma NÃO ÓBVIO!!
Não é agir em medo, o outro não tem nenhum poder sobre mim! Somos nós que damos esse poder ao outro, pense… o outro é igual a você, ele pode não achar, mas fede se não tomar banho, vai para caixa que todos vão um dia. Talvez o outro esconda muito bem suas fraquezas, uma faca de dois gumes, o que torna essas fraquezas mais evidentes pelo olhar que aprendeu a enxergar.
Sou responsável pelo medo e pela coragem que alimento! Somos responsáveis pelos medos e pela bravura que alimentamos! O que você tem alimentado?
As pessoas, ambientes e circunstâncias dão cores aos meus dias (tons alegres, neutros, fortes, vibrantes ou opacos), mas sou eu quem faço minha Arte. SOMOS NÓS QUE CRIAMOS A NOSSA ARTE!!! Aquilo que é bom, transformo em Arte e aquilo que não é tão bom, transformo em Arte também, não dou essa responsabilidade ao outro. Ela é só minha!!! Você tem dado aos outros a responsabilidade de criar a sua Arte? Sou eu quem desenho nas folhas em brancos que Deus me dá a cada dia em minha vida e, aprendi que isso se aplica às pessoas também. Elas são páginas em branco que vou colorindo a medida que as conheço, sem dá-las o poder de me fazer feliz ou infeliz. Você tem dado aos outros o poder de te fazer feliz ou infeliz? Já pensou que o gasto de energia é o mesmo, mas com resultados diferentes?
Não posso evitar que respingue em mim tudo aquilo que me traz tristeza e infelicidade, mas é minha responsabilidade não permitir que toque meu coração e nem minha alma, não penetre com a impureza de atos egoístas ou imaturos. Não dou a ninguém este poder, pois sou eu quem dou a permissão. Se olhe, se veja… com carinho limpe a superfície, proteja seu santuário interior, tome um banho de amor próprio, gratidão e graça, deixando escorrer pelo ralo toda a sujeira que respingou em você que não te define, que não define sua Vida e nem seu Destino.
Como está a sua superfície? Como está o seu templo interior? Você deixou que seu interior absorvesse o que veio do exterior?
Descobrir que você é o grande responsável te torna alguém preso ou livre? Alguém que carrega um peso ou leveza?
Flua, seja leve consigo mesmo, o mundo e a Vida já são exigentes o suficiente, seja gentil com você e se torne o seu maior investimento, o Bem que há em você, transbordará ao seu redor alcançando a todos, até quem não merece, porque é impossível você Ser e isso não fazer bem aos outros (TODO MUNDO GANHA!).
Suas decisões, suas ações estão alinhadas e coerentes com quem você é…ou com quem está se tornando… ou com quem quer Ser?
Quais são suas cores preferidas que fazem seu coração vibrar? Quais são os traços que definem aquilo que te dá Paz? Quais são os riscos que te faz sorrir sozinha? Quais as texturas que te faz dançar em um dia comum? Quais os tons que traz desafios e transformações?
Ser responsável não é um peso, você define a intensidade ou calmaria!! Se vai correr ou caminhar!!
Lá vem Maria… quando Deus deu a ela responsabilidade de ser mãe de Jesus… o que será que passou pela cabeça dela? Medo e agora Maria, Maria? Imaginem o peso dessa responsabilidade, ser mãe do Filho de Deus?! Ela com certeza compreendeu o peso da missão e suas responsabilidades, mas agiu em graça e obediência, talvez com o coração ansioso… quem sabe… Uma mulher em uma época que ser mulher não tinha privilégios, virgem e grávida do Espírito Santo? Ela era humana como nós, sujeita aos mesmos infortúnios e sentimentos das mazelas humanas.
Lá vem José… imaginem a cabeça dele… E agora José, José? Tudo aquilo era loucura para ele, natural o seu medo e a desconfiança. Ele era humano em seus sentimentos também… Quem poderia provar o contrário? Que missão é essa? Medo!! Dúvidas!! Traição?! Deus convenceu José que obedeceu e não rejeitou Maria.
Se coloque no lugar dessas duas pessoas? Mas, se José tivesse rejeitado Maria? Se Maria tivesse que fazer isso sozinha?
A responsabilidade dela não alteraria em nada, tenho certeza que ela a cumpriria seu papel com graça e coragem, mas José ficou, cuidou e protegeu aceitando a sua missão. Pela a obediência de Maria e a determinação de seu coração em assumir a sua responsabilidade, Deus cuidou de tudo para ela, pois não foi ela quem convenceu José, mas Deus quem o convenceu de tudo, dando coragem, sabedoria e força para ele também cumprir sua missão e suas responsabilidades em relação ao Messias.
Quando você assume suas responsabilidades, Deus providencia o que você precisa para o cumprimento e desenvolvimento delas. Quando você assume sua missão e tudo que a envolve independente das consequências, Deus te honra e dá todo o respaldo que você vai precisar na jornada até o destino final.
Você está com medo de assumir as suas responsabilidades ou novas responsabilidades? Independente de qualquer coisa ou circunstâncias, confiaria em Deus para cuidar de você, se obedecer e assumir as suas responsabilidades?

Respire bem fundo…
inspire…
levemente…

Estou na sala de espera… aguardando a a minha vez…
Nesse momento você está dentro do consultório, no divã de Freud, o pai da Psicanálise…
Depois de te ouvir atentamente…
Ele te provoca com os olhos sobre os óculos e pergunta…
“Qual é a sua responsabilidade na desordem da qual você se queixa?”

Autora: Paula Gouveia


2 comentários sobre “Responsabilidades

  1. Quando a gente compreende nossa missão,os medos diminuem mas,as responsabilidades aumentam… porque não mais sobre uma pessoa… destino de várias, projetos de várias,vc terá o compromisso com Deus…receber e doar…sem medidas 💝

    Curtir

    1. Como já foi dito no Homem-Aranha, “Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades”. Sonhos ou Projetos que só traz benefício para mim mesma, não tem honra. A Benção é verdadeira quando não só eu sou abençoado, mas quando através de mim, muitas outras pessoas são abençoadas também e a através da vida delas outras mais são abençoadas!!!Deus é uma fonte infinita de Bem!!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s