O Legado

Foto by Pinterest

“Eu não consigo enxergar o meu futuro! Estou com um pouco de medo, mas não sinto mais o desespero”, disse para a vendedora que a olhou com surpresa. “Depois de tudo isso que estamos vivendo, muitos dos meus excessos de planejamentos, falsas urgências… sumiram como fumaça diante da falta de controle mundial”.

Uma dor se instala no peito, a insegurança sopra algo em seu ouvido. Ignoro… “Nunca me vi tão no presente como agora. E se amanhã não existir? Será que fiz tudo que podia hoje?” Não tem como saber, mesmo assim farei aquilo que traz brilho nos meus olhos, alegria ao meu coração e aquela Paz no espírito.. sem culpa!!

Foi-se o “Pantera Negra”e eu estou indo. Todo dia alguém vai… Quem sabe o dia e a hora? Agora compreendo seus olhares… seus sorrisos… agora compreendo seu posicionamento… agora compreendo sua leveza quando os holofotes brilharam sobre você. Agora compreendo quem era você! Quem sou eu diante da morte? Quem sou eu diante da vida? Quem é você diante da morte? Quem é você diante da vida? O que é a Vida diante da morte?

A morte não chama-se câncer, acidente, desastres, assassinatos, coronavírus, suicídio, etc. Esses são os meios! A morte chama-se Destino Final… Fim aqui e para aqueles que acreditam, um novo começo em outro lugar!! Mas o que acontece àqueles que vivem como se já tivessem morrido?! Negando a dar uma chance a si mesmo?! Negando a dar uma chance para Vida?! Quantos gostariam de ter um de seus dias de vida para ficar mais um dia aqui?! Quantos gostariam de ter a sua oportunidade de viver?! Não existe transferência de responsabilidades diante da vida que se tem! Não, não dá para agir com irresponsabilidade!

Então, o que é viver mais um dia de qualquer jeito? O que é viver mais um dia de qualquer maneira? O que é viver mais um dia agindo com indiferença diante do que realmente importa? O que é mais um dia diante da morte? Desperdício sobre Desperdícios?!!

Se projetar um futuro me deixa mais confortável, mas quem vai garantir o amanhã? O que temos feito com o nosso hoje…

… com o nosso agora… com nossos instantes?

Por que não fazer escolhas coerentes e sábias (agora), plantando boas sementes independente da colheita? Você sabia que ganha duas vezes com isso? Analise, você ganha o “Bem estar” de agora e (se viver para o amanhã) ganhará o “Bem estar” da excelente colheita que virá!!

Não tenho medo da morte, mas tenho medo de que ela chegue e eu tenha vivido a minha vida de qualquer maneira, anestesiada pela mediocridade com excessos que só me cansam, só me desgastam, só me esgotam… obedecendo cegamente às demandas que me cobram e nunca me valorizam por quem eu sou.

Onde estão as pausas? Onde está a calmaria? Onde está a tranquilidade de viver a vida do seu jeito simples?

Por que não posso fazer algo sem que os outros me venham com ideias de sucesso a qualquer preço? Por que não posso ser feliz sendo quem sou com simplicidade e no meu ritmo? Por que tanta pressa? Para onde estão indo com tamanho desespero e afobamento seguindo a manada? E se eu decidi ir por outro caminho? Quero ver a paisagem… quero a companhia de quem realmente posso confiar e apreciar na jornada… quero contemplar os momentos… Não me apressem!!! Encontrei meu lugar tranquilo e me desacelerei!!

A escuridão teima em ficar, não posso sentir a brisa no meu rosto, respiro com medo, me encolho, não converso, me isolo, desconfio… será? Não posso abraçar, mas ainda quebro protocolos com quem amo! Se eu não houver a próxima oportunidade? Logo eu que adoro um abraço de urso… meu coração impotente diante das incertezas.

Quero voltar a respirar sem medo…

Quero voltar abraçar sem medo…

Quero voltar a tocar as mãos de quem eu amo sem medo…

E os outros males? Quem me garante que estou livre deles?

Aqui estamos, fingir que não está acontecendo nada, não te isenta da dor, da perda e do mal. Desesperar não vai te trazer conforto. O que você pode fazer?! Viver o agora… esse exato momento. Olhe ao seu redor!! Não empurre com a barriga…

Faça o melhor que você pode com o que está nas suas mãos… Um café? Um sorriso? Uma dança sozinha no meio da sala ao som dos Anos 80? Uma gentileza? Seu trabalho? Colaboração com humildade? Um ato de bondade e compaixão? Perdoar? Limpar sua casa? Estudar? Voltar a sonhar de novo? Tomar uma ducha gelada? Cuidar de você e de quem ama? Assistir um filme no sofá? Se exercitar? Ler um bom livro? Cuidar da mente? Falar com Deus? Ouvir a voz suave de Deus? Olhar nos olhos de seus pais?… Quantas possibilidades?!!

Estamos todos indo, sem saber o dia e a hora… Por que se cobrar e se comparar tanto? Por que não escolher a direção em vez de velocidade? Por que não desfrutar do caminho? Por que os resultados são mais importantes do que o processo? Por que fazer e ter é melhor do que viver e ser? Por que as pessoas confundem simplicidade com pobreza/miséria/falta/escassez?

Não me entenda mal, querida!!! Por que não posso ser feliz (agora)? Por que não posso ser melhor (agora)? Por que não posso fazer um agrado para mim ou para quem me importo (agora)? Por que não posso conversar e ouvir a Deus (agora)? Por que não posso me cuidar (agora)? Por que não posso assistir aquele filme (agora), dançar aquela música que amo (agora), comer meu brigadeiro de panela (agora)?

Por que não posso pedir perdão (agora)? Por que não posso parar a correria, sentar ou deitar e desacelerar meus pensamentos (agora)? Por que não posso andar descalço? Por que não posso recomeçar minha vida (agora)? Por que não posso amar (agora)? Por que não posso dizer “eu te amo” e “você é importante para mim” (agora)? Quanto tempo levará ainda mais para eu ficar pronta para fazer as coisas que são essenciais, que amo, me dão prazer, me faz feliz e faz bem aos outros? Por que não posso fazer o Bem (agora)? Será Renato Russo que “temos todo tempo do mundo”?!

Se escolho agir mal e o outro escolhe agir bem, saiba que de qualquer forma, um impulsionará outro. Quais serão nossos posicionamentos diante da Vida? Quais as decisões relevantes que tomaremos? Quais as lutas e causas que apoiaremos? Para quem estenderei a minha mão?

Em um momento em que a morte não está disfarçada, mas andando descaradamente, chamando atenção com risadas altas, criando crises, provocando e fungando em nossos ouvidos indevidamente. Quem tem nervos de aço, não é mesmo?

A vendedora fica em silêncio, não sei como consolá-la depois do que eu disse. Ela ficou triste, seus olhos estão perplexos e sem esperança…

Foi-se o Pantera… estou indo… quem sabe, você está indo… e quem você ama está indo também…

Talvez agora, hoje ou nesse instante… quem sabe… Eu sou o Pantera Negra, você é o Pantera Negra… Boseman foi o Pantera Negra, ela será o Pantera Negra…

Não!! O Pantera Negra não se foi. Quem se foi???…

Boseman se foi, eu irei, você, ela e quem amamos se vão também…

Mas o Pantera Negra ficou!!! O Pantera Negra é o legado!!!

Olhe para você e o que vê?

O que tem feito da sua vida?

Qual será o seu legado?

Passei muitas coisas, poucas e boas, mas em todas essas situações, Deus nunca me abandonou… você pode caminhar no meio inferno… Deus te dará a força necessária para atravessá-lo… Mas se mesmo assim for seu fim ali, você ainda não estará sozinho, Deus estará lá também e te dará Graça para enquanto viver (ainda que no inferno)… você vivencie o céu, no seu olhar, na sua fala, no seu interior, nas suas atitudes… de modo que seja capaz de dividir esse céu com aqueles a sua volta que precisam de um pouco de refrigério e de esperança também.

Um sorriso, vozes embargadas, lágrimas nos olhos e ESPERANÇA PLANTADA!!

Olhe para dentro de você!! Qual será o seu Propósito? Imagino que o verdadeiro Propósito de Boseman, diante do seu tempo que se esgotava… foi descobrir para si que “sucesso significava que enquanto vivia sua Vida de forma íntegra e verdadeira, lutando por causas nobres, apoiando e estendendo a sua mão… ‘Alguém viveu melhor, só porque ele existiu’”.

Desejo ardentemente que antes que os meus dias terminem…

Que Deus seja honrado através da minha vida!!!

Que eu seja capaz de cumprir o meu Propósito e deixar um legado inspirador para aqueles que estão a minha volta!!! Não me importo com o tamanho que terá o meu legado, mas quero que ele esteja alinhado com a Verdade, a Justiça e a Integridade!! … Assim, quando chegar o meu Destino Final… o meu ponto de impulso… Nesse dia “quero ser conduzida aos campos verdes, onde poderei correr para sempree sem arrependimentos…

Autora: Paula Gouveia


9 comentários sobre “O Legado

  1. Que texto maravilhoso que jeito de ver a morte.
    Eu gosto muito da fala do filme A Múmia “a morte e apenas um começo ” mas nunca parei pra pensar no real significado, seu texto me fez refletir.

    Curtir

  2. LEGADO,QUE É, FOI E QUAIS OS CORAÇÕES QUE FICARAM TATUADOS COM SEU NOME..QUANTOS DIAS SERÁ LEMBRADO,QUEM VC INFLUENCIOU POSITIVAMENTE 💓💓💓💓💓💓💓💓💓💓💓💓

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s